Tipos de Anemia
A anemia pode ser classificada em 3 tipos principais de acordo com as características das hemácias:1. Anemia macrocítica- nesse tipo de anemia o tamanho das hemácias estão aumentados, o que pode ser verificado pelo valor de Volume Corpuscular Médio (VCM) acima de 100 fl.
Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
- Anemia megaloblástica: ocorre devido à carência de vitamina B12 ou ácido fólico, ou o uso de alguns medicamentos, podendo causar cansaço, queda de cabelo ou perda de apetite. Entenda melhor sobre a anemia megaloblástica;
- Anemia perniciosa: é uma doença autoimune onde o organismo não consegue absorver a vitamina B12, devido à deficiência do fator intrínseco, que é uma proteína que promove a absorção da vitamina B12 no organismo.
- Já a anemia de Fanconi é uma doença genética que provoca sinais e sintomas como alterações nos ossos, manchas na pele e baixa estatura.
2. Anemia microcítica- a anemia microcítica é caracterizada pela diminuição da cor vermelha e do tamanho das hemácias.
Os principais tipos de anemia microcítica são:
- Anemia ferropriva ou ferropênica: é uma doença causada pela falta de ferro no organismo;
- Talassemia: é uma doença hereditária caracterizada por defeitos na produção de hemoglobina.
3. Anemia normocítica- a anemia normocítica é caracterizada por alterações na medula óssea que podem levar a alterações no formato das hemácias ou acelerar a sua destruição, apesar das hemácias apresentarem tamanho normal.
Os principais tipos de anemia normocítica são:
- Anemia falciforme: é uma doença hereditária que provoca alteração no formato dos glóbulos vermelhos, causando sintomas como dor nos ossos, atraso no crescimento, olhos e peles amarelados.
- Anemia hemolítica: é um tipo de anemia em que os anticorpos destroem os glóbulos vermelhos do sangue, provocando sintomas como cansaço, batimentos cardíacos acelerados, urina escurecida e palidez.
Já a anemia aplástica é um tipo de alteração da medula óssea caracterizada pela diminuição da quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue.
